quarta-feira, 2 de março de 2011

Anteprojeto para Construção de um Canil Municípal

Este Anteprojeto tem o intuito de retirar animais abandonados da rua, proporcionando a estes desamparados, doentes, feridos e mal tratados o direito à proteção, à cura, ao respeito, à consideração e à existência, recolhendo-os das ruas e ministrando-lhes assistência veterinária e alimentação..
Queremos colaborar com a saúde pública de Piracanjuba, uma vez que animais soltos provocam acidentes de trânsito, agridem as pessoas e, como não recebem os cuidados necessários, transmitem doenças.
Vale ressaltar que este anteprojeto sugere ao Executivo a construção de instalações equivalentes , que possam abrigar inicialmente cerca de 100 animais. O trabalho seria desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e instituições de ensino superior, que ajudariam a manter o local doando medicamentos, rações e outros materiais necessários para o funcionamento da unidade.


Como funcionaria este Canil Municípal:
Equipes estarão nas ruas recolhendo os animais, que serão recolhidos das ruas e encaminhados primeiramente ao Canil Municipal. No canil os animais permanecerão por três dias. Nesse período, poderão ser retirados por seus donos, após o pagamento de taxas. Se decorrido esse tempo o animal não for reclamado por ninguém, será então encaminhado para castração. Depois desse procedimento, retorna ao canil, onde recebe um microchip de identificação. Nessa nova estada no canil, o animal permanecerá até uma possível doação. De acordo com a Gerência de Controle de Zoonoses, o canil municipal não pode funcionar como abrigo permanente para cães. Em vista disso, será desenvolvido uma campanha educativa de posse responsável, junto à comunidade, para que no futuro o número de cães abandonados ou vivendo nas ruas – assim como os transtornos por eles provocados – sejam reduzidos. A Gerência de Controle de Zoonoses orientara os proprietários de cães que os mantenham presos em casa, porque uma vez recolhidos, só serão liberados mediante o pagamento de taxas.

Também vacinas que impedem a gravidez e gestação de cadelas seriam disponibilizadas gratuitamentes, diminuindo imensamente o abandono de filhotes nas ruas.

Cão abandonado, foi atropelado e agoniza pelos ferimentos.






Também seriam desenvolvidas nos meios de comunicação campanhas de
conscientização da população no sentido de vacinar os cães para evitar a procriação, assim como a realização de palestras e distribuição de panfletos em escolas do município.
Essa é uma questão de saúde pública e principalmente humanitária visto que centenas de animais vivem abandonados nas ruas sem comida e zelo, portanto, precisa ser resolvida com urgência.




Este anteprojeto será encaminhado ao Executivo e provavelmente será engavetado, como tantos outros pedidos feitos por mim.




2 comentários:

  1. Este anteprojeto propriamente proposto pelo vereador, é um excelente projeto que virá a ser de grande satisfação, pois os animais abandonados não só são prejudicados, mas como também prejudicam a população com latidos na madrugada, como é o caso do Setor Norte que vem recentemente gerando uma super-população de cães! Espero que o poder Executivo acate esse projeto, e não o arquive!
    Um abraço ao vereador.

    ResponderExcluir
  2. Mas a população também tem que colaborar, principalmente fazendeiros que deixam suas cachorras progruiarem e depois soltam seus filhotes na cidade...

    ResponderExcluir