quarta-feira, 2 de março de 2011

Socorro ao Córrego das Lajes.

No dia 13 de Setembro de 2010 apresentei um requerimento pedindo ao executivo a recuperação da nascente do Córrego das Lages que corta nossa cidade ao meio. Foi pedido o replantio da mata ciliar e também solicitado a limpeza das margens e do leito do córrego, além da retirada de toda rede de esgoto que vem sendo despejada no mesmo.
O presente requerimento tinha como objetivo a recuperação o mais breve possível da nascente do córrego das Lages, pois atualmente observamos que no local há descarte de entulhos (pneus, garrafas pets e outros), desmatamento da vegetação ciliar e até mesmo descarga de esgotos, o que está prejudicando o fluxo da água, fazendo com que ela venha no futuro deixar de existir.
É vergonhoso para o nosso município o estado que este córrego se encontra, em conversa com o senhor Wilson Brasil que foi criado às margens deste que antes era um riozinho, foi lembrado por ele que antes o mesmo, foi lugar onde senhoras usavam suas águas para lavarem roupas, crianças e adolescentes banhavam em suas águas límpidas e cristalinas, onde existia varias espécies de peixes e se pescava com fartura, onde aos fins semanas famílias inteiras se aglomeravam em torno de suas pequenas cachoeiras e faziam piqueniques (Aos fundos da casa do Sr. João Brasil). Hoje o que vemos pode-se dizer que é um pequeno rego d’água que mais parece uma rede de esgoto a céu aberto, e ninguém faz nada para impedir tal atrocidade. Infelizmente o homem é vitima de sua irresponsabilidade, nunca se lembrando que ele esta se destruindo e não deixando herança natural aos seus filhos e netos.
O que vem acontecendo em nosso Município não é indiferente ao que acontece em nosso país e no mundo, onde os homens destroem a natureza, esquecendo que esta lhe da o sustento.


Cachoeiras nos fundos da casa do Sr. João Brasil
Beleza destruida pela poluição do homem e indiferença de Gestores Públicos.

Entretanto solicitamos imediata ação para recuperação do local, pois acreditamos que uma parceria entre a sociedade, Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretarias e demais Órgãos, possamos revitalizar esta nascente que é de grande relevância ao Município de Piracanjuba.
Quem sabe com está pequena atitude, possamos mostrar a outros que tudo é possível, quando se tem boa vontade e zelo pela nossa natureza e que todos podem ter certeza que um dia iremos ser cobrados por ela pelo que fizemos ou deixamos de fazer.
Vale ressaltar que até o presente momento nada foi feito pelo executivo, que pelo visto da pouca importância à preservação da natureza e nem se importa com a saúde da população de nossa cidade.




Um comentário:

  1. É lamentável ver a situação deste rio, quando muito pode ser feito em favor deste.
    Um projeto de Recuperação de Área Degradada (PRADE), recuperação da mata ciliar e um projeto de educação ambiental se encaixaria perfeitamente.

    ResponderExcluir